quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

#VcViu?!: Esculturas num alfinete

Sinceramente, quando vi isso, não acreditei. Nunca tinha visto nada parecido. A primeira coisa que pensei foi a dificuldade que muitas pessoas tem de passar uma linha pelo buraco da agulha. Esse na foto, Willard Wigan, é um escultor um pouco diferente. Ele faz esculturas na cabeça de um alfinete e no buraco da agulha. Além do mais, as esculturas tem um nível de precisão incrível e ainda são coloridas, na medida do possível é claro.

Nascido em 1957, em Brimingham, na Inglaterra, Willard Wigan começou sua vida artística muito cedo. Sofrendo de dislexia e dificuldades de aprendizado, passou por maus bocados em seus anos de escola, encontrando consolo na criação de peças tão minúsculas que dificilmente podem ser vistas a olho nu.

“Tudo começou quando eu tinha 5 anos”
“Costumava construir casas para formigas, achando que elas precisavam de um lugar pra viver. Depois fiz sapatos e chapéus para elas. Aquele era um mundo de fantasia para o qual eu escapava, onde minha dislexia não me atrapalhava e meus professores não me criticavam. Foi assim que começou minha carreira como micro-escultor.”

Com o tempo, suas peças chegaram ao extremo de caberem dentro de uma cabeça de alfinete ou sobre a cabeça de um prego. Para dar conta de criar obras tão delicadas, Willard tem que entrar em um estado quase meditativo, reduzindo assim o tremor natural de suas mãos e esculpindo as figuras nos intervalos de seus pulsos. Até mesmo a reverberação do trânsito das ruas pode afetar seu trabalho.


VÍDEO
Em 2009, Willard foi convidado para palestrar na importante conferência mundial TED – Ideas Worth Spreading)



FOTOS DE ALGUMAS ESCULTURAS
(Para ver as imagens em tamanho real, é só clicar nelas!)



























*Algumas informações dos sites Vale1Clique e Zupi

0 comentários:

Postar um comentário